Fechar



Painel

Moinho de Maré  no RioCoretoZona Ribeirinha

A utilização da metodologia SPIRAL

No quadro da parceira entre o Conselho da Europa e a Câmara do Montijo, o Sítio Local da Cidadania vai aplicar a metodologia SPIRAL, como ferramenta complementar de diagnóstico, nas reuniões com os colectivos de cidadãos.

Elaboração e utilização dos indicadores de bem-estar com os cidadãos e as comunidades

No que diz respeito ao desenvolvimento conjunto de indicadores de progresso com o objectivo de desenvolver a co-responsabilidade dos actores de um território ou de instituição para o bem-estar de todos, o método consiste em primeiro lugar em garantir a efectiva participação dos interessados ou pelo menos os seus representantes reconhecidos. A primeira etapa consiste na organização de um grupo de coordenação representativo do conjunto dos actores.
Partindo da premissa de que a definição de bem-estar de todos deve ser construída a partir da visão dos próprios cidadãos três questões simples orientam o debate e a reflexão.
A etapa seguinte consiste na construção de indicadores de progresso no bem-estar a partir de critérios atribuídos a cada um dos indicadores identificados.

Ver metodologia spiral aqui