Versão para impressão

Assumindo a definição canónica de Glossário, enquanto Dicionário em que se dá a explicação de palavras pouco conhecidas ou de sentido obscuro” ( cf. MACHADO, 1991), a presente página apresenta conjuntamente com a definição sucinta de cada vocábulo seleccionado, uma nota assinada pelo membro da equipa que o especifica na relação com os Conteúdos do Observatório.

O método de apropriação do vocábulo por parte do Observador é semelhante ao proporcionado pelo wikidicionário e assume-se no âmbito da política de abertura explícita nesta Ferramenta de Trabalho da Wikipédia. No caso do Observatório, a porta de entrada para propostas de ponderação do vocábulo ou da sua especificação na nota contextualizadora que o acompanha funda-se no princípio da aprendizagem interactiva que encontrará no subdomínio Fórum e nas suas regras de utilização a interface entre a proposta do Observatório e as dos seus Observadores, cabendo o acompanhamento e a ponderação do processo ao autor da Nota que o desencadeou, introduzindo e problematizando o resultado da interacção na Base de Conhecimento integrante do Observatório.




Ordem actual Por data de actualização (ascendente) Ordenar por ordem cronológica: Por data de actualização mudar para (descendente) | Por data de criação

Página:  1  2  3  4  5  6  7  8  9  (Próximo)
  TODAS

Imagem de Alfreda Cruz
por Alfreda Cruz - Sunday, 15 June 2008, 16:17
 Qualidade dinâmica do ser ou do sistema que se singulariza e assume a sua integridade no âmbito de um contexto ou no encontro com os outros seres.
 
Imagem de Alfreda Cruz
por Alfreda Cruz - Sunday, 15 June 2008, 16:26
 

"Tecido de constituintes heterogéneos inseparavelmente associados.

Coloca o paradoxo do uno e do múltiplo.

Apresenta-se com os traços inquietantes da confusão, do inextrincável, da desordem, da incerteza.

Daí a necessidade para o conhecimento, de ordenar os fenómenos, rejeitar a desordem, desviar o incerto, relacionar os elementos da ordem e da certeza, limitar a ambiguidade, clarificar, distinguir, hierarquizar"( Morin, 1991)

 
Imagem de Alfreda Cruz
por Alfreda Cruz - Sunday, 15 June 2008, 16:27
 

Unidade identitária centrada em valores agregadores fundados em vectores culturais:

ESCALA MACRO-SOCIAL

Grupos heterogéneos inter -relacionados por valores/objectivos comuns e em que a sociabilidade não é directa

ESCALA MESO-SOCIAL

Grupos heterogéneos inter -relacionados por valores/objectivos comuns e em que a sociabilidade é semi- directa.

ESCALA MICRO-SOCIAL

Grupo homogéneo cujos componentes estão inter- relacionados por laços de sociabilidade directa.

 
Imagem de Alfreda Cruz
por Alfreda Cruz - Sunday, 15 June 2008, 16:29
 

Conjunto de mentefactos e de artefactos de que uma comunidade é detentora na relação simultânea com o seu espaço geográfico de pertença e com as condições de aculturação em que se desenvolve.

ACEPÇÃO AMPLA

Âmbito dos valores e práticas partilhadas por uma comunidade, como significantes na sua vivência e acção

Campo de atribuição e produção de sentido no exercício da produção e da fruição das práticas sociais e na difusão e apropriação dos saberes.

Como sistema de mediação social da realidade comporta:

um subsistema de códigos de interpretação da realidade

um subsistema de comunicação inerentes ao campo.

ACEPÇÃO RESTRITA

.Conjunto de modelos e de comportamentos, bem como de usos, costumes, instrumentos e objectos usados por uma população em contexto social.

 
Imagem de Alfreda Cruz
por Alfreda Cruz - Sunday, 15 June 2008, 16:29
 

É a sociedade em que o conhecimento tendencialmente objectivo constitui o núcleo duro da consciência colectiva.

Atribui à comunidade científica que opera em qualquer campo do conhecimento a legitimidade de assumir os processos de validação da prova científica e de rejeitar explicações fundadas no erro e no dogma

Apela a que os seres humanos sejam capazes de gerar e de gerir projectos que se constituam como objectos de conhecimento, incluindo os projectos de vida que os tornam sujeitos.

Apela a uma ética de responsabilidade na produção e divulgação dos registos de conhecimento explícito e tácito envolvidos nas correspondentes práticas individuais e comunitárias.

 

Página:  1  2  3  4  5  6  7  8  9  (Próximo)
  TODAS